sexta-feira, 7 de março de 2008

Bruxismo


Bruxismo nada mais é do que o hábito de apertar ou ranger os dentes durante o sono. Esse problema associado ao estresse do dia-a-dia gera dor e contração na região da articulação entre o osso temporal e o maxilar. É associado também as nossas preocupações: a raiva, o rancor e a mágoa. Esses sentimentos quando guardamos ao invéz de dissipados, podem criar sérios problemas em nosso corpo e em nossa mente.
O tratamento mais adequado é a placa interoclusal ou miorelaxante feita de resina acrílica e sob medida para os usuários. A placa serve para proteger os dentes, equilibrar a mandíbula e diminuir o atrito causado por eles a fim de evitar maiores danos à articulação, mas a placa não é a cura e sim um mecanismo utilizado para dimunir e evitar futuros danos, visto que o bruxismo é de origem emocional. Para tanto, como meio de controlar situações estressantes, alguns especialistas recomendam terapias relaxantes como Yoga, Acupuntura e Tai Chi Chuan.
Quanto ao nome Bruxismo ele surgiu porque durante o período da Inquisição acreditava-se que esse problema era atribuído a enfeitiçamento por bruxaria. Por não adotar o catolicismo, muitas pessoas eram vistas como se praticassem atos de bruxaria. Algumas que tinham o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono foram denunciadas pela própria família, pois acreditavam que seus parentes estavam possuídos.
Para você que se identifica com esse problema, a dica é:
Procure seu dentista e algum tratamento desestressante, para aliviar possíveis tensões reclusas no seu interior.

4 comentários:

L disse...

oi, Flávia!

achei o blog bem montado e bem concebido, mas estou em dúvida sobre a forma de organizar o conteúdo das matérias. quem sabe você pede para os colegas mandarem perguntas e começa a organizar os posts pelas perguntas?

até sexta! abs!

Laura

L disse...

oi! mais uma coisa: a lista dos links para as sociedades médicas está numa cor meio apagada, dificultando a leitura. será que temos como mudar isso? abs!

Pablo Sambogna disse...

Achei bastante esclarecedor...Muito obrigado !!!

Pablo Sambogna disse...

Achei bastante esclarecedor...Muito obrigado !!!