segunda-feira, 24 de março de 2008

Mau hálito


Odor indesejável na boca. Existem basicamente duas causas para halitose: local (oral), ou sistêmica (outros fatores do corpo). As pessoas portadoras de mau hálito às vezes não sabem que têm o problema. Um profissional de saúde pode ser necessário para identificar a causa do odor; ele pode também ajudar a pessoa a controlar ou eliminar o problema.Algumas das causas locais do mau hálito são:
1. Higiene bucal inadequada.
2. Fumo.
3. Abscesso dentário.
4. Abscesso intestinal.
5. Alguns alimentos.
6. Jejum por um longo tempo.
7. Álcool.
8. Infecção bucal ou da garganta.
9. Gengivites (inflamação da gengiva) ou periodontites (inflamação da estrutura que segura os dentes).
10. Sinusite.
11. Gripe ou resfriado.
12. Infecção nasal. Algumas das causas sistêmicas são:
1. Drogas e medicamentos. 2. Doença renal. 3. Abscesso pulmonar. 4. Bronquites. 5. Síndrome de boca seca. 6. Problemas estomacais ou intestinais. 7. Constipação. 8. Diabete mal controlada. 9. Doença de fígado. 10. Alguns tipos de câncer. 11. Infecção por HIV. 12. Doenças debilitantes.O diagnóstico, dependendo da causa, poderá ser realizado por odontologista ou médico.
Dicas:
- Visite o dentista regularmente;
- Mantenha uma boa higiene na boca: dentes e gengiva;
- Faça bochechos com produtos que contém álcool;
- Não fique sem comer por muito tempo.

O mau hálito tem cura?
De acordo com Dr. Penteado, quem tem mau hálito sofre de halitose. Ele explica que as causas desta doença podem ser digestivas ou não, e existem dois tipos: a real e a irreal ou psicogênica. A halitose real vem de causas orgânicas como as digestivas, bucais, pulmonares ou da rinite, faringite e sinusite. No caso da irreal ou psicogênica as causas são imaginárias. "O paciente acha que tem mau hálito devido aos comentários que ouviu de outras pessoas. Um exemplo típico é quando uma esposa ciumenta fala para o marido que ele tem mau hálito com o intuito de afastá-lo de outras mulheres e o indivíduo acaba acreditando. A halitose traz um problema de convívio social e até separações de casais", declara Dr. Penteado.Segundo o médico, a língua é a grande vilã do mau hálito. Ele afirma que o correto é tratá-la como higiene e não como profilaxia da halitose. O especialista fala ainda sobre a dificuldade das pessoas em comentar o assunto: "Geralmente o marido não diz para mulher que ela tem mau hálito e vice-versa. Tudo acaba se complicando porque fica cada vez mais difícil descobrirmos se temos ou não mau hálito. Nosso olfato é bem primitivo e nos acostumamos com o cheiro. Às vezes, as crianças, por serem mais sinceras, dizem a verdade e só assim percebemos e procuramos algum auxílio".Para diagnosticar melhor a halitose o especialista indica um exame realizado com o aparelho Hallimeter . Segundo o médico, é possível descobrir se a pessoa tem mau hálito ou não, e também quantificá-lo. Segundo ele, no Brasil existem apenas 5 aparelhos como este, sendo que dois estão em sua clínica. O tratamento completo da halitose inclui o exame e consultas com dentista, nutricionista, otorrinolaringologista, clínico geral e psicólogo.O Dr. Penteado explica que após o paciente passar pelo exame e pelas consultas com os especialistas, é feito um relatório onde se indica o tratamento adequado para cada caso. De acordo com o médico, o percentual de cura é muito grande e novas tecnologias já estão chegando para atender o pequeno número de pacientes que não conseguem um resultado satisfatório durante o tratamento. Ele diz que o grande obstáculo é o financeiro, porque nenhum convênio cobre o tratamento da halitose e muitas pessoas não podem pagar por um serviço especializado.
Dr. José Figueiredo Penteado é um dos mais renomados gastroenterologista do Brasil. Atua no Rio de Janeiro como Diretor Técnico da Rio Gastro Clínica, onde além de dar consultas, ministra um curso de pós-graduação com especialização em gastroenterologia, patrocinado pelo Instituto Carlos Chagas.

3 comentários:

Gica disse...

Oi Flávia, estou trabalhando hoje, infelizmente, e aproveitei que não estou fazendo nada para dar uma sugestão de assunto. Se tu encontrar, post alguma coisa sobre Hiperhidrólise. Não sei se está correta a escrita. Só sei que é um problema de suor nas mãos e nos pés. Sei que é possivel fazer cirurgia, mas a chance de normalização é de apenas 60%. Gostaria de saber se há outra alternativa sem ser preciso fazer cirurgia. Bom find.

Gica disse...

Há! Meu nome é Gisiane, o apelido é Gica. Sou tua colega nas aulas de sexta. se tiver alguma reclamação da Unisinos, pode colocar no meu blog: Http://bocanotrombone-gica.blogspot.com

Anônimo disse...

BOA MATÉRIA . PARABÉNS AO SE CUIDE. E ESTAMSO PRONTOS A ESLARECER MAIS DÚVIDAS. www.cuidedoseuhalito.com.br
OBRIGADO
DR MARCOS MOURA