quarta-feira, 14 de maio de 2008

Depressão



Bem diferente da tristeza ou do baixo astral, a depressão é o resultado de uma alteração da ação de neurotransmissores no cérebro. É uma doença com sintomas bem específicos e pode ser caracterizada quando estes perduram por no mínimo duas semanas. Ela compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. É um transtorno que pode ser caracterizado por baixa energia, sentimento de tristeza prolongado, irritabilidade, falta de interesse nas atividades diárias, perda de prazer, alteração no sono, dificuldade de concentração, pensamentos de morte, sentimentos de inutilidade e culpa.


Causas

A depressão pode ter causas apenas endógenas. É como se tudo levassse à alegria mas, mesmo assim, o indivíduo está deprimido. Entretanto, muitas vezes, o mal é desencadeado por fatores como:
- Estresse agudo
- Morte de um ente querido
- Doença grave

Sintomas:

- Humor deprimido
- Perda de interesse, prazer e energia
- Cansaço por qualquer coisa
- Concentração reduzida
- Auto-estima reduzida
- Idéias de culpa e inutilidade
- Sono perturbado
- Apetite reduzido


Tratamento:

Depende da gravidade dos sintomas. Basicamente, é feito com psicoterapia e antidepressivos. Normalmente, os medicamentos demoram de 10 a 15 dias para surtir efeito. Além disso, a terapia com remédios deve durar no mínimo seis meses.

Nenhum comentário: