segunda-feira, 24 de março de 2008

Endometriose


A endometriose é uma doença na qual o endométrio, que é o tecido que reveste o útero, cresce em outras regiões do corpo, como na região da pelve, nos ovários, no intestino e na bexiga. Ela produz dor crescente durante os períodos menstruais, sangramento irregular e, eventualmente, infertilidade. As células do endométrio situadas fora do útero respondem ao estímulo dos hormônios produzidos pelos ovários, iniciando-se um processo de multiplicação.De modo diferente do que acontece no endométrio, essas células não descamam em cada período menstrual e continuam crescendo gradualmente. Esse processo gera cicatrizes e aderência ao redor dos ovários, obstaculizando a trajetória normal dos óvulos.A dor pode ser sentida na região abdominal inferior ou na região baixa das costas, a qualquer momento do ciclo, e pode estar associada ao ato sexual ou à evacuação intestinal, que é quando o tecido endometrial encontra-se aderido ao intestino grosso. Entretanto, a presença de dor não é permanente, pois algumas mulheres não apresentam esse sintoma apesar de terem casos severos de endometriose. Geralmente, o período menstrual é muito irregular.
Nos casos de endometriose leve em mulheres jovens, o progresso da doença pode ser controlado, realizando-se um acompanhamento periódico. Durante a gravidez existe uma regressão da endometriose. Esse fato determinou o desenvolvimento de terapias hormonais com estrogênios e progesterona. Também existem tratamentos que provocam uma pseudomenopausa, período que também é regressivo para a doença: são ministrados hormônios androgênicos sintéticos para reduzir os níveis de estrogênios e de progesterona, ou drogas que inibem, na hipófise, a produção do hormônio que atua sobre os ovários estimulando a síntese de estrogênios e progesterona. A cirurgia é o procedimento recomendado às mulheres com endometriose severa, que geralmente produz infertilidade.
Dica:
Cuide da sua alimentação, pratique exercícios, distraia a mente com atividades extras para que seu corpo e sua mente estejam em equilíbrio.

Um comentário:

Daniela Beatriz disse...

A minha mae tem isso, tenho 15 anos e sinto-me preocupada. Ha algum risco?