segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fibrose Cística


Fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe - embora nenhum dos dois manifeste a doença - e é responsável pela alteração no transporte de íons através das membranas das células. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.
O muco grosso e pegajoso também bloqueia os dutos no pâncreas. Como resultado, as enzimas digestivas que são produzidas no pâncreas não podem alcançar o intestino. Essas enzimas ajudam a quebrar o alimento, sem elas o intestino não pode absorver gorduras e proteínas plenamente, e como resultado:* Os nutrientes deixam o corpo sem serem absorvidos e a pessoa pode ficar desnutrida.* As fezes ficam volumosas.* A pessoa não obtém quantidades suficientes das vitaminas A, D, E e K.* A pessoa pode ter gases intestinais, barriga inchada, dor e desconforto
O gene anormal que também faz com que o suor fique mais salgado fazendo com que, ao transpirar a pessoa perca grandes quantidades de sal, o que pode desequilibrar os minerais do organismo. Os sintomas e gravidade da fibrose cística variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas tem sérios problemas digestivos e de pulmão. Outras pessoas tem forma mais leve da doença, que não aparece até a adolescência ou juventude. Fibrose cística também pode causar infertilidade, principalmente em homens. Insuficiência respiratória é causa mais comum de morte em pessoas com fibrose cística.
Ainda não há cura para fibrose cística, porém os tratamentos melhoraram muitos nos últimos anos. Os objetivos do tratamento para fibrose cística são:* Prevenir e controlar as infecções nos pulmões.* Soltar e remover dos pulmões o muco grosso e pegajoso.* Prevenir bloqueio nos intestinos.* Prover nutrição adequada.Os principais tratamentos para problemas nos pulmões de pessoas com fibrose cística são:* Antibióticos para as infecções.* Fisioterapia.* Exercícios aeróbicos.* Outros medicamentos.

Nenhum comentário: