sexta-feira, 18 de abril de 2008

Hiperidrose




Gisiane, esse post é dedicado a ti, espero que tenha respondido as tuas dúvidas!!!!

Hiperidrose é uma situação clínica onde existe uma sudorese excessiva, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas pode afetas a região das axilas também. O portador da doença tem as mãos sempre molhadas, geralmente, chega a pingar suor e tem a planta dos pés molhadas, situação extremamente desconfortável, que impede o uso de meias comuns. Pode haver perda significante de líquido.
A causa da hiperidrose é desconhecida. Sabe-se que a transpiração, sudorerese, é essencial para a vida. O controle das glândulas sudoríparas é feito pelo sistema nervoso autônomo. Na hiperidrose parece ocorrer uma hiperestimulação das glândulas sudoríparas pelo sistema nervoso autônomo, simpático. Ocorre em ambos os sexos e desde a infância. Parece que a incidência da hiperidrose situa-se entre 0,6 a 1% da população. Ocorre em todas as raças, mas há evidências também de incidência um pouco maior em judeus e orientais.
A operação toracoscópica é feita sob anestesia geral , são feitos dois ou três pequenos orifícios no tórax, por onde são introduzidas a óptica e o material de trabalho. A vídeo toracoscopia permite identificar por dentro do tórax a cadeia simpática, e nos permite retirar ou destruir seletivamente a porção que interessa. O risco de lesão do gânglio estrelado, e síndrome de Horner como complicação - que era ogrande problema da cirurgia aberta, é praticamente nulo. Não há necessidade de uso de drenos torácicos no pós operatório. A cirurgia pode ser realizada em ambos os lados em uma única sessão e os pacientes têm tido alta no dia seguinte à operação.
A técnica da simpatectomia videotoracoscópica tem propiciado resultados excelentes na sudorese palmar (98%); em cerca de 70% dos casos também melhora a sudorese na planta dos pés. A melhora é imediata, já observada na sala de operação. No pós operatório, é impressionante a felicidade dos pacientes. Na verdade, parece que depois de tanto tempo experimentando de tudo, já não acreditavam que teriam seu problema resolvido. Não há evidências de recidiva do problema, desde que a técnica adequada seja utilizada.
Apesar de tratar-se de operação com anestesia geral, os riscos são os normais para operações desse porte. No passado, o grande temor da simpatectomia cervico toracica era a lesão do ganglio estrelado (T1) que produzia a Síndrome de Horner, com queda da pálpebra, pupilas contraídas, etc. Com a moderna técnica videotoracoscópica, essa complicação virtualmente desapareceu, pois apenas região responsável pela sudorese excessiva é destruída com precisão. Cerca de 50% dos pacientes operados apresentam no pós operatório a chamada "sudorese compensatória", geralmente no dorso e o abdômen. A maioria dos pacientes acostuma-se rapidamente com essa situação, que tende a normalizar-se dentro de 6 meses.
Do ponto de vista estético as incisões da videotoracoscopia são bastante pequenas, geralmente sob a axila. Mais recentemente, com o advento de ópticas e equipamento de menor diâmetro, a simpatectomia torácica toracoscópica está sendo realizada com incisões ainda menores, que nem necessitam sutura na pele.

Opções de tratamento:
*Uso de antiperspirantes e adstringentes, cloreto de alumínio em álcool etílico, solução de glutaraldeído. Estes produtos devem ser aplicados sobre a pele seca, após banho frio, imediatamente antes de deitar-se. Apresentam o inconveniente de causar dermatite de contato ou deixar a pele com coloração amarelada.
* Uso de talco ou amido de milho natural
* Banho com sabonete desodorante
* Não calçar o mesmo par de sapatos por dois dias seguidos além de utilizar palmilhas absorventes
* Tratamento medicamentoso sistêmico
* Injeções locais de toxina botulínica
Mas, essas opções de tratamento clínico são pouco satisfatórias, as vezes desconfortáveis e necessitam ser utilizadas por um período indeterminado.

31 comentários:

Anônimo disse...

Flávia,

achei que as imagens deixaram o blog bem mais diverido e leve. Talvez seja só o caso de padronicar um pouco os tamanhos, mas do jeito que está também está bom.

Também acho que você já pode tirar o post sobre a palestra, se quiser...

A única coisa que me preocupa, no momento, é que o arquivamento mensal tirou algumas matérias da lista do arquivo, o que pode atrapalhar a navegação. Vou tentar descobrir um jeito de resolver, pois trocar as datas das postagens não me parece o caso...

Parabéns pelo blog!

Abs,

Laura

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia e nao recomendo a ninguem. Digitem no google "suor compensatorio" ou vejam nas comunidades do orkut as pessoas (nao sao poucas) que fizeram a cirurgia e tiveram complicacoes. A cirurgia é uma loteria.
Parabéns pelo seu blog!
De: simpatectomia nunca mais/ Brasil

Unknown disse...

Eu tenho esse problema a mais de 5 anos e estou procurando formas naturais para tratar a hiperidróse, o meu caso é o mais grave corpo inteiro,principalmente costas e abdomên, chego a molhar 2 camisas de suor por dia. Realmente a cirurugia não tem garantia de sucesso, já fui em um especialista em Belo Horizonte e ele me disse que as chances de ocorrer o suor compensatorio são bem elevadas.

Se alguêm souber de algum tratamento natural por favor me mande um e-mail: bruno.soares2000@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá pessoal!
Também tenho este problema e já ouvi muitos comentários a este respeito. Alguns falam muito bem da cirurgia, outros já dizem que trouxe consequencias.
Andei olhando na internet, não posso dizer se é realmente muito bom, mas gostei da nova técnica de tratamento e serve para todas as regiões do corpo, o famoso Botox, é temporário mas me pareceu eficiente.

Anônimo disse...

Hiperidrose - tenho este problema já há mais de 15 anos, acho que este problema tem muito a ver com o estado psicológico da pessoa, o stress faz com que fiquemos mais exposto a sudorese... Como sou acupuntor tenho melhorado muito esta sudorese, já que em mim é no corpo todo, recomendaria tbm a meditação que nos coloca em um estado de relaxamento, quem quizer trocar idéias comigo a este respeito deixo meu msn: fe.valdo.oliveira@hotmail.com

Anônimo disse...

Cirurgia que não garante bons resultados. Pode ficar pior que antes!!! Quem quiser comprovar procure as comunidades no orkut que falam sobre hiperidrose e simpatectomia. Vejam os depoimentos. A cirurgia pode acabar com a vida da pessoa. Tá ruim com hiperidrose agora? FICA PIOR DEPOIS DA CIRURGIA!!! Bom mesmo só para os médicos que ganham MUITO DINHEIRO vendendo falsa esperança para os pacientes. Muitos sem escrúpulos. Só visam o dindin... Mas há a lei do retorno. Um dia verão que o mal que fazemos pode retornar...

Anônimo disse...

Caros amigos,
fiz há cerca de mês e meio a cirurgia, em portugal,e correu mesmo muito bem. Não senti a chamada sudorese compensatória, as minhas mães estão sempre secas, é maravilhoso. nos dias de muito calor, ou quando faço exercício passei a transpirar um pouco no fundo das costa e na barriga...mas é mesmo muito leve, e só quando sinto calor.
Recomendo...a minha vida mudou para muito melhor.

Unknown disse...

Deixo minha crítica a quem fez essa postagem: NÃO SABE NADA SOBRE HIPERIDROSE, parece que copiou o texto do primeiro site que encontrou, e ainda incentiva as pessoas a fazerem a cirurgia sem nem ao menos alertar dos riscos da compensatória! Tb cita que não há risco de ocorrer recidiva, quando ela ocorre sim, basta conhecer quem fez a cirurgia e voltou a suar, bem como analisar qualquer estudo científico acerca do tema.

Se, como li, o blog é feito por jornalistas, fico triste com a falta de compromisso com a verdade, com uma pesquisa bem feita antes de fazer uma publicação.

Quem tem Hiperidrose, pesquise o DRICLOR, é importado, feito especialmente para quem sofre com a Hiperidrose, e tem ajudado MUITA GENTE a se livrar do problema.

Tem tb o http://hiperidroticos.blogspot.com

Boa sorte a todos!

Unknown disse...

Olá, eu tinha a hiperidrose nas mãos, nas axilas e no pé, era uma situação horrível. Fiz a cirurgia,parei de transpirar nas mãos e nas axilas, mas depois de 6 meses comecei a ter as compensatórias que pra mim ficou bem pior que antes. Comecei a transpirar as costas, a barriga, a bunda, a virilha e as coxas, a pior sensação seria na bunda e na virilha eu chegava a molhar as calças. A situação ficou bem pior que antes, então me submeti a segunda cirurgia, mas o médico deixou bem claro que não me garantia que iria resolver. Acho que a costas e a barriga o problema foi resolvido, mas onde eu mais queria o resultado, continuo transpirando. Agora, estou aqui. deprimida, triste, e sem saber o que fazer. Será que tento a terceira cirurgia? Será que tento o Botox? Estou aqui toda dolorida...mas com a sensação que pelo menos eu tentei. E não quero desistir, pois quem tem sabe a sensação horrivel que é ficar molhando a roupa.

Anônimo disse...

eu trabalho com tratamentos para hiperidrose, e você se engana ao dizer que a hiperidrose é uma doença. Não é. É uma caracteristica genetica da pessoa, que herdamos dos pais, da mesma maneira que herdamos cabelo liso ou cacheado.

helio disse...

Fiz a cirurgia de simpatectomia toraxia em 92, resolvendo definitivamente com a questão da hiperidose palmar.
Antes da mesma, recorri a todo tipo de tratamento alternativo (iontoforese, tratamento psicologico, mergulhar a mão em soluções, tomar antisiolitico e tomar medicamentos que diminui teporariamente a sudorese. Tudo absolutamente inutil, oneroso e desgastante. Haja dinheiro. Partir para a solução radical, a cirurgia, que fez com diminuisse a transpiração em cerca de 95%.
O unico problema foi a sudorese compensatoria nas costas, que com o tempo, fez que em climas quente, a camisa ficasse até enxargada.
Assim, a solução que encontrei foi a utilização de camisas de micro-fibra, algodão mais grosso (fio para baixo), e uso de tons mais discretos, fazendo o suor passasse pouco percebido, como uma pessoa normal.
Obs: na academia, na praia, transpiro pouco mais que um pessoal normal. A mim, que sou homem, transpirar excessivamente nos pés, não altera em nada, pois uso sapatos e tênis e não tenho “chulé”, não tenho problemas como micose e outros relacionados.
A cirurgia compensa o constrangimento da hiperidose palmar. A sudores compensatoria tem como ser bem amenizada com o uso alternativo de tecidos, sem perder elegancia e a moda.
Não recomendo a utilização destes tratamentos alternativos. Reconheço a eficiência do botox e da simpatectomia torácica
Helio

Anônimo disse...

Bom dia,
Qual um especialista em simpatectomia em Belo Horizonte?
Obrigada.

Anônimo disse...

Tenho 29 nos e sofro de Hiperidrose palmar, axilar e pés. Fiz a simpactomia por duas vezes e não obtive sucesso. Na primeira continuei transpirando como antes. Dai tentei a pela segunda vez e para piorar fiquei com a compensatória nas costas, bumbum, coxas e barriga.Meu médico me aconselhou a não fazer mais nenhum agora estou com meu problema duplicado.É muito dificil viver com isso mais fazer o que.

Anônimo disse...

eu kero dizer q tenho hiperidrose
o pior de tudo é q nguem da minha familia liga , eu tenho 16 anos e vou fazer uns exames pra fazer a cirurgia
eu estou com depressão
se a cirurgia num adiantar acho q a unica forma é morrendo msm pq ja acabo com esse sofrimento
meu msn é rdg.lucena@hotmail.com

Anônimo disse...

Transpiração para um homem tão naturalmente como respirar. Depois de suar processo desempenha funções muito importantes - a transferência de calor e retirada de toxinas do corpo. No entanto, as manchas de suor encontrados em roupas ou até mesmo algo pior, mau cheiro - não é uma situação agradável. Mais, felizmente, cientistas europeus têm sido "inventado" um produto eficaz para eliminar da sudação. Dry Dry sua verdadeira salvação!!
Para mais informações favor contactar por e-mail ou telemóvel. sergio-gnatyuk@sapo.pt 963886428

Anônimo disse...

Olá.
Eu sofria de hiperidrose desde criança, e a cada ano que passava a situação só piorava. Suava nas mãos, pés e axilas, e a uma semana atrás, com 20 anos, fiz a cirurgia. Adorei os resultados. Minhas mãos e axilas estão sequinhas. Os pés continuam suando, mas também diminuiu um pouco. Também estou sentindo uma melhora no rubor facial, que me aterrorizava todos os dias. Até agora, não tive nenhum suor compensatório. Enfim, como meu médico disse, cada caso é um caso, mas eu recomendo a cirurgia.

simone disse...

Oi fiz a cirurgia, mais não consegui efetuar a cirurgia com sucesso, tinha suor nas mãos, pés e axilas, hoje tenho suor apenas na mão direita e axila direita, e meu suor aumentou também nas nádegas e pernas.
É verdade que o suor se direciona para outros lugares que também incomodam muito. Não recomento a cirurgia,hoje existem outros mètodos, menos tramáticos.

Anônimo disse...

fiz a cirurgia, não recomendo, suor compensatorio ocorre em cerca de 70% das pessoas, comigo é no calor e em momentos de estresse, é trocar seis por meia duzia pois posso comprimentar pessoas sem molhar a mão delas mas continuo com as manchas de suor nas roupas, na região das costas e barriga, muito desagradável, não obtive nenhuma melhora em minha vida.

marcos disse...

meu nome e marcos fiz a simpactomia hiperidrose dia 29/11/2012 deu tudo certo grasas a deus em brasilia

Unknown disse...

Fiz a Cirurgia palmar em 2002 e considero um sucesso. Ganhei sim sudorese compensatória nas costas mas ainda assim é muito melhor do que conviver com a minha mão pingando suor... estou satisfeita com o resultado!

Para evitar os problemas cirúrgicos compensatórios sugiro àqueles que ainda farão a cirurgia que façam a cirurgia que usa grampos e que prende o nervo ao invés da cirurgia que secciona (corta) o nervo. A vantagem é que se a cirurgia que prende o nervo não der certo ou der muito efeito colateral negativo vc pode desfazer a cirurgia...

Segue o link que encontrei sobre esse tipo de cirurgia:

http://suornospes.com.br/o-que-e/

Wallace Thiago disse...

Oi.

Vendo DRICLOR (combate de forma eficaz a transpiração excessiva). Se interessar, estou sempre disposto a negociar para uma possível redução de preço.

E-mail: p-hiperidrose@hotmail.com

Contato: (21) 8580-1176 (oi)/ (21) 9480-0129 (claro)

http://wtsm.loja2.com.br/

Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:

https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/

Lá um ajuda o outro com informações preciosas em relação ao assunto. Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.

O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraçoany

Anônimo disse...

vou fazer a cerugia pesso a deus que de tudo certo.depois faço um depoimento como foi. conheçi uma pessoa que fez pelo sus a situaçao dela éra muito triste assim como a minha.

Wallace Thiago disse...

Oi.

Vendo DRICLOR (Produto que combate de forma eficaz o suor excessivo).

Email: p-hiperidrose@hotmail.com

Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:

https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/

Lá um ajuda o outro com informações preciosas em relação ao assunto. Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.

O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraço

Anônimo disse...

olá amigo, pretendo fazer a cirurgia, pois esse problema me atormenta a mt tempo. Queria pedir um favorzinho seu, se for possível gostaria de saber como foi o resultado da sua cirurgia, meu e- mail é ivan.nascimento93@outlook.com abraço e boa sorte e espero respostas!

jhulia disse...

Näo Te conheço mas vou orar por vc.Jesus Te Ana.

Unknown disse...

Ola pessoal! Existe um tipo de rubor facial patológico ocasionado por uma disfunção do nosso sistema nervoso simpático, ou seja, é um transtorno orgânico que nada tem a ver com a sua pele, mas sim com alterações neurovasculares. Se esse é o seu caso, também foi o meu caso, o qual eu consegui tratar de maneira muito satisfatória com a simpatectomia! Se você sofre de rubor facial e está pensando na cirurgia como possibilidade terapêutica entre em contato comigo e posso te contar como foi o meu quadro clinico, a cirurgia, bem como as possiveis complicações pós operatórias.
pode me escrever no meu email: rodrigosantorini22@gmail.com

Que Deus te abençoe e você possa ser curado desse pesadelo!

Rodrigo Santorini

Raul disse...

Eu sofro de hiperidrose desde os 10 anos de idade e hoje estou com 18 anos e ja nao estou aguentando mais esse sofrimento... tenho depressão por causa disso. É em tudo, passo dificuldades em situações básicas do dia a dia e principalmente com o convívio social. É uma droga, ja deixei de fazer mtas coisas por causa desse problema. Ja deixei de ter mtos relacionamentos tbm pq eu me sinto desconfortável perto de pessoas. Eu ja nao sei mais oq eu faço, tenho medo de fazer a cirurgia e ganhar o suor compensatorio. Eu preciso de ajuda urgente. Qro voltar a poder tocar nas pessoas com as mãos secas, qro voltar a tocar violão, qro poder dar carinho na minha futura namorada sem ter esse desconforto de mãos umidas,pegajosas e frias. Ai, se alguem estiver lendo isso, pf. Quê me de algum conselho. Pq eu to praticamente perdido nesse mundo e com uma depressão profunda. Eu n aguento mais sofrer e qro ter uma vida normal. Eu vou deixar meu número(WhatsApp) 4899148605
Qlqr coisa é só me chamar..
Só peço a deus ajude todas essas pessoas q sofrem de hiperidrose, pq é algo realmente constrangedor. Qm n sofre disso sinta-se orgulhosa pq n desejo isso a ngm.
Obrigado, Raul.

Anônimo disse...

Priscila como vc ta agr dps de ter feito a 2 cirurgia?

debora disse...

Fiz a simpatectomia em 2016 porque eu estava desesperada e não tinha acahado nenhum tratamento alternativo além do Botox.
Sempre transpirei nas axilas (a minha é primária) e em casos de muito calor eu transpirava entre os seios e nas costas.
Sou de Salvador Brasil. Fiz minha cirurgia com o Dr. Leandro Publio (Hospital São Rafael) e não obtive resultados, pelo contrário, minha situação só piorou.
Tive uma boa recuperação da cirurgia, pois tomei poucos remédios no pós-cirugico para dor. Contudo, logo após chegar em casa, eu percebi que minha temperatura corporal estava alta e as axilas começaram a ficar úmidas. Ainda em recuperação eu transpirava muito pelas costas e barrigas (compensatória).
Algumas semanas após a minha total recuperação eu percebi a PIOR COISA: continuava transpirando nas axilas e ainda ganhei várias compensatórias (testa, costas, barriga, entre os seios, virilha e pés), ou seja, TRANSPIRAVA EM TUDO!!!!

Além disso, eu tenho uma dor horrível nas costas, na altura dos dois pulmões. Quando o tempo está muito frio eu sinto que piora.
Tentei fazer acunputura, mas o local é muito longe da minha residência. Hoje, eu descobrir o ODABAN E DRICLOR, são produtos que eu uso praticamente no corpo todo para evitar o suor. Mas são produtos que me dão alergias e as regiões onde uso ficam cheios de bolhas, ardem e escureceram minha pele

CONSELHO: Não façam a cirurgia, a menos que você tenha hiperidrose nas mãos, procure tratamentos alternativos. Se seu palno não cobre a cirurgia ENTRE NA JUSTIÇA E PEÇA O PAGAMENTO DO BOTOX. Apresente provas que a cirurgia não é eficaz e pode agravar o seu problema.
Procure SEMPRE tratamentos alternativos primeiro, faça a cirugia em último caso!!!!

RPC disse...

Driclor ameniza, comprei no mercado livre

Rebecca Michaelson disse...

Bom dia a todos lendo esta mensagem

se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

Agradecer